top of page

O ESTADO DA BAHIA PODERÁ ACABAR COM O PROBLEMA DOS LIXÕES


A Bahia foi um dos Estados presenteado com o projeto de reciclagem de lixo.  

O Movimento passando o Brasil a limpo "Elo Social", de iniciativa privada, possui cunho econômico e social, além da geração de muitos empregos. Será o início de um novo modelo de gestão de resíduos.

A capital e muitas regiões do sertão não realizam o descarte do lixo corretamente ou até não possuem uma região adequada para isso, realizando queimadas, aterros clandestinos, entre outros, causando impactos ambientais, financeiros e econômicos.

A preocupação com o lixo, tem se ampliado também em diversas empresas com métodos como: logística reversa (o material, sem condições de ser reutilizado, retorna ao seu ciclo produtivo ou segue para outra indústria como insumo, evitando uma nova busca por recursos na natureza e permitindo um descarte ambientalmente correto).

Pode-se enumerar uma centena de benefícios adquiridos com a reciclagem, entre eles:

· Diminuição da exploração de recursos naturais e o consumo de energia;

· Contribuir para diminuir a poluição do solo, água e ar;

· Melhorar a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;

· Prolongar a vida útil dos aterros sanitários;

· Melhorar a produção de composto orgânico;

· Geração de empregos para a população não qualificada;

· Gerar receita pela comercialização dos recicláveis;

· Estimular a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir de reciclados são comercializados, em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens;

·



Contribuir para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.

A gestão dos resíduos sólidos torna-se uma forma eficiente de preservação dos recursos naturais, fonte de renda para catadores e de incentivos para os municípios.

Com o projeto “Elo social” na Bahia haverá treinamentos, geração de empregos, o destino correto para o lixo e um futuro de esperança para todos nós.

69 visualizações2 comentários
bottom of page