Paulo Braga de Miranda, foi indicado, aprovado e será Laureado, Aclamado e Diplomado como Comendador da Ordem do Mérito do Elo Social.
- webelosocial
- há 5 dias
- 4 min de leitura
Atualizado: há 3 dias

Paulo Braga de Miranda, foi indicado, aprovado e será Laureado, Aclamado e Diplomado como Comendador da Ordem do Mérito do Elo Social em grau de Comendum/Adeptus
Paulo Braga de Miranda é um dos personagens marcantes na história recente de Senhor do Bonfim.
Agropecuarista e ex-deputado estadual, sua trajetória é marcada por trabalho e dedicação ao desenvolvimento regional
Ao longo de sua carreira de agropecuarista, foi diretor-presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim (1973-1991). Como deputado estadual (1995-1999), Paulo Braga liderou iniciativas importantes, como a construção da Barragem do Rio Aipim e lutou por melhorias na saúde, educação e infraestrutura, com projetos pioneiros voltados para o Semiárido baiano.

Paulo Braga doou terrenos para a construção de marcos importantes em Senhor do Bonfim, como o Ginásio Paulo Braga de Miranda, a Escola Agrotécnica, o Instituto Federal Baiano, a Policlínica Regional, o Centro Estadual de Educação Profissional Professor Paulo Batista Machado e, mais recentemente, a área para a construção do CEASA. Em reconhecimento a essa trajetória, ele foi agraciado com a Comenda Dois de Julho, a maior honraria da Assembleia Legislativa da Bahia, proposta pelo deputado Bobô Uma justa homenagem a sua generosidade, amor e dedicação que contribuem com a melhoria da vida dos bonfinenses.

Ao longo de sua carreira de agropecuarista, foi diretor-presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim.
Filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), pelo qual concorreu a deputado estadual em 1994, elegendo-se para a legislatura 1995-1999.
Na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), foi presidente da Comissão da Seca, dos Recursos Hídricos e da Irrigação (1997), vice-presidente da Comissão de Minas, Energia, Ciência e Tecnologia (1998) e membro titular das Comissões Permanentes da Seca (1995), Proteção ao Meio Ambiente (1995-1996), Seca, dos Recursos Hídricos e da Irrigação (1995-1996), Agricultura e Política Rural (1997), Minas, Energia, Ciência e Tecnologia (1997) e Especial de Combate à Fome (1995-1998).

Seu mandato foi marcado pela discussão e encaminhamento de projetos voltados para o enfrentamento dos problemas resultantes da seca na Bahia, em particular na região de Senhor do Bonfim. Na condição de membro da Comissão da Seca, futura Comissão da Seca, dos Recursos Hídricos e da Irrigação, analisou os impactos do Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco e a liberação de crédito rural para a região do Semiárido baiano através do Banco do Brasil. Com relação a Senhor do Bonfim, requereu do governador Paulo Souto (1995-1998), do Partido da Frente Liberal (PFL), a construção da Barragem do Rio Aipim e a implantação de um sistema de abastecimento de água no distrito de Tijuaçu, bem como a construção de uma Faculdade vinculada à Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com o objetivo de sanar as dificuldades dos jovens daquele município em prosseguir nos seus estudos.
Em 1998, candidatou-se novamente a deputado estadual, desta vez pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), mas não se elegeu. Nos anos seguintes, concorreu uma vez (em 2004) a prefeito de Senhor do Bonfim pelo Partido Social Cristão (PSC), duas vezes (2008 e 2012) a vice-prefeito da cidade, ambas pelo PDT, e duas vezes (2006 e 2010) a deputado federal, a primeira pelo PDT, a segunda pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sem êxito.
Paulo Braga foi, ainda, presidente, em 2002, e vice-presidente, no ano seguinte, do Rotary Clube de Senhor do Bonfim. Desde então, tem se dedicado às atividades agropecuárias nesta cidade, tendo confirmado recentemente a doação de um terreno de cerca de 30.000 m2 para a construção do Hospital Regional do Piemonte Norte do Itapicuru, dentro do programa de implantação de novas unidades de saúde do governo Rui Costa (2015-2019), do Partido dos Trabalhadores (PT).
DA INDICAÇÃO:
A Iniciativa partiu da Comendadora Ana Cláudia Serafim de Jesus, uma líder que transforma vidas, atuando na Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Ana Cláudia Serafim de Jesus construiu uma história marcada por fé, liderança, coragem e serviço. Concluiu o Magistério grávida de sete meses, lecionou na Educação Infantil e Ensino Fundamental em São Paulo, Senhor do Bonfim e Aracaju, e hoje atua na área da saúde e esta cursando Fisioterapia.
É naturopata e defensora da saúde integral — corpo, mente e espírito. Mulher ativa e determinada, pratica ciclismo, corrida, musculação e esportes radicais como rapel, tirolesa e escalada. Ama a natureza e a vida no campo. Habilitada categoria AD, dirige desde moto até caminhão, representando independência e superação de limites. Liderança na Igreja Adventista do Sétimo Dia
Dentro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, exerceu papéis importantes de liderança e serviço: Trabalhou nos Aventureiros e Desbravadores; Atuou no Ministério da Saúde; Participou do Ministério da Profecia; Destacou-se no Ministério da Mulher, onde desenvolveu um trabalho forte de apoio emocional, fortalecimento da autoestima feminina e formação de grupos de oração.
Ana Cláudia é Mulher de Propósito: Estuda inglês com o sonho de morar em Portugal. É influencer motivacional, compartilhando mensagens de fé, saúde natural, autoestima e superação. Éla não apenas participa, ela movimenta, Não apenas sonha, ela executa, Não apenas fala de fé ela vive. É uma mulher naturalista, sonhadora, ousada, líder espiritual e exemplo de que nunca é tarde para crescer.
DO ENCAMINHAMENTO PARA A APROVAÇÃO:

A referida indicação foi encaminhada ao Comendador Roberto da Silva Reis, diretor presidente da CNCCS - Comissão Nacional de Certificação de Comprometimento Social que providenciou a sua aprovação.
Da aprovação: Com a aprovação, o agora Comendador Paulo Braga de Miranda, passa a ser representante social dos Projetos da Ordem do Mérito do Elo Social, tanto no Brasil quanto em qualquer país que o mesmo mantenha relações diplomáticas, na qualidade de Comendador, no Grau de "Neófitus/Laureum" Titulo nº xxx datado de xx/xx/2026, prenotado no Livro de Honrarias nº 13,
RELAÇÃO DE PROJETOS - ELO SOCIAL












Comentários